Data: 15-08-2012
Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)
Avaliador: Diogo Marcilio Judice
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG: Marcelo
Especialista(s):
Justificativa
Thryallis parviflora é restrita à região Centro-Oeste do Brasil (EOO=503,31 km²), ocorrendo em Floresta de Galeria, Capoeiras, Florestas Secundárias e Cerrado entre 900 e 950 m de altitude. Estima-se que a extensão de ocorrência e a área de ocupação estejam em declínio contínuo. Da mesma forma, a qualidade de hábitat da espécie vem declinando, levando-se em consideração as grandes áreas de Cerrado que deram espaço às culturas agrícolas e aos espaços urbanos. Desse modo, a espécie encontra-se "Em perigo" (EN).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Thryallis parviflora C.Anderson;
Família: Malpighiaceae
Thryallis parviflora é uma espécie próxima a T. latifolia por possuírem folhas rugosas, nervuras proeminentes e face abaxial recoberta com pelos pedunculados e sésseis. Diferem-se por T. parviflora posuir limbo da pétala lateral menor, folhas com um par de glândulas no ápice do pecíolo ou na base da lâmina em inserção com o pecíolo. Pelos da face abaxial pedunculados com ramificação; brácteas e bractéolas decíduas ou persistentes durante a antese e às vezes persistentes no fruto. T. parviflora distribui-se no Distrito Federal e Goiás, enquanto T. latifolia ocorre em Minas Gerais e adjacências de São Paulo (Anderson, 1995).
Não há dados populacionais disponíveis, mas é considerada rara no Distrito Federal (ZEE/GDF, 2009).
Distribui-se no Brasil no Distrito Federal e Goiás (Anderson, 1995).
Thryallis parviflora é um arbusto escandente ou liana de até 5 m. Folhas elípticas a ovada, com face abaxial densamente pubescente com pelos pedunculados e sésseis. Flores amarelas com sépalas eglandulares. Frutos esquizocarpos de três pirênios sustentados por um cálice persistente. Ocorre em floresta de galeria, capoeiras, florestas secundárias e cerrado em altitudes de 900-950 m (Anderson, 1995).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade
high
Detalhes
No território do Distrito Federal, percebe-se que a paisagem local tem experimentado uma crescente taxa de conversão das áreas naturais de Cerrado para fins agrícolas e urbanos. Em 44 anos de intervalo temporal, foram convertidos em áreas antropizadas 57,65% da cobertura de vegetação de Cerrado originalmente existente no Distrito Federal, com um aumento para 60% até 2009, resultando na supressão e fragmentação da vegetação (ZEE/GDF, 2009). Os locais onde T. parviflora ocorre (Fragmentos do rio São Bartolomeu e do rio Maranhão, vide mapa ZEE/GDF, 2009; p.34) são fora de Áreas Protegidas, sofrendo a espécie um risco direto com a pressão antrópica.
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.
- ANDERSON, C. Revision of Thryallis (Malpighiaceae). Contributions from the University of Michigan Herbarium, v. 20, p. 3-145, 1995.
- MAMEDE, M. C. H. Thryallis in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB008972>. Acesso em: 19 de Agosto de 2011.
- AMORIM, A.M.A. Comunicação do especialista André Márcio Araújo Amorim , do herbário CEPEC, Bahia, para o analista Diogo Judice, pesquisador do CNCFlora., 2012.
- Meio Biótico Flora e Fauna, Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal, 2009.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
CNCFlora. Thryallis parviflora in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Thryallis parviflora
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 15/08/2012 - 19:03:35